PODER X VIRTUDE - EU X NÓS

     
                                        

         "EU"                    PODER  X  VIRTUDE          "NÓS"

 
Qual a diferença entre a Virtude religiosa e a Virtude Espiritual?

Primeiro vamos entender o Significado de “Virtude” no Dicionário Brasileiro da língua portuguesa: “Disposição constante de praticar o bem e evitar o mal”

Tomás de Aquino afirma claramente que a virtude (valor, equidade, fazer o bem...) da religião não é uma virtude espiritual e teologica. A virtude religiosa é uma virtude moral.   A maioria das religiões pratica a virtude moral. A virtude espiritual e teológica no ponto de vista Bíblico é uma virtude que vem de Deus, Ele é a causa e o objetivo final da virtude espiritual. Esta virtude é por obra e graça do Espirito Santo em nossas vidas.

A virtude religiosa se confunde com a virtude espiritual, mas o divisor de águas destas virtudes é a tradução da Bíblica Almeida Corrigida e Revizada Fiel de  Atos 1. 8 “Mas recebereis a “virtude” do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”¹ . Este texto deixa claro que só posso “ser” alguma coisa em Deus ou para Deus se a virtude vir do Espírito Santo.

Virtude religiosa podemos aprender com Buda, Dalai Lama, Gandhi,  Joseph Alois Ratzinge ( Bento XVI). A virtude de origem religiosa é mascarada e não muda a persona por dentro, não dá firmeza e não vem da fé, é apenas moral. No campo da filosofia a virtude moral tem um papel fundamental na formação psicossocial do individuo. O que  Kant diz sobre moral:  “Moral  baseia-se num princípio formalista : o que interessa na moralidade de um ato é o respeito à própria lei moral”. Sendo assim o ser humano é um ser moral que  pensa e racionaliza moralmente a sua própria lei moralizadora.

A virtude que vem do Espírito Santo lava a alma, nos cura do narcisismo; do egocentrismo;  do “religiocentrismo” e do etnocentrismo. Faz-nos ver o outro com o olhar de Deus; algo extremamente impossível sem a graça e manifestação do Espírito. Pelo contrário quanto mais virtude e moral religiosa, mais intolerância e pseudo-santidade.  
  
“Disposição “constante” de praticar o bem e evitar o mal” não é algo peculiar  da natureza humana, (devotado em só fazer o bem) é preciso muito esforço, esforço esse que alimenta a justiça própria, tornando a Cruz de Cristo inútil.  Embora o pentecostalismo brasileiro prefira a tradução Almeida Revista e Atualizada: “Mas recebereis PODER”,  para uma análise bíblica e virtuosa, prefiro a palavra VIRTUDE.

Mas se analisarmos minuciosamente a palavra Poder no Grego DUNAMIS  esta palavra grega foi usada por Jesus no final da oração do Pai nosso em Mt 6. 13 (...pois “teu” é o reino, o dunamis e a glória para sempre). O poder é dEle e não nosso. Ao receber este poder que é dEle nós suportaremos o mártirio.

A expressão grega "martyria" designa o testemunho ou testemunhar; alguém convocado para dar a sua vida se for preciso para testemunhar a favor de Cristo. O poder aqui não é para sermos poderosos, mas sermos resistentes até a morte por Cristo.  

É preciso fazer uma reeleitura de Atos 1.8 Mas recebereis poder (dunamis) resistência, (ou virtude) ao descer sobre vós o Espírito Santo, e serão Martyres, darão suas próprias vidas por mim, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.

Os pentecostais dos primeiros séculos entenderam Atos 1.8. Os pentecostais de hoje, na sua maioria “poder” é para serem poderosos, famosos, prestigiosos e politicamente corretos. Os menos esclarecidos; o “poder” é dançar no Espírito; cair e ser arrebatados; “poder” para soprar e as pessoas caírem no poder. Poder é falar em outras línguas. ( embora o Espírito possa usar as pessoas para falar em línguas espirituais)  Jesus disse que poder era para resistirem até a morte pelo seu evangelho. As vigílias e montes são para buscar poder ou virtudes para sermos mártires se for necessário. Não é para arrepiar ou impressionar ninguém.

Este é um ensinamento que nossos mestres não querem ensinar. A igreja pentecostal está muito distante desta verdade. “o meu povo está sendo destruído por lhes faltarem o conhecimento”.   

Em Mateus 7. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? ou dunameis?” (poder de realizar milagres). 

Vamos parafrasear: Apartai de mim com o seu Dunameis ( poder) só conheço quem tem VIRTUDE OU PODER PARA SER MÁRTIRES.

Paulo disse que o Evangelho de Cristo é Poder; ele não disse que seríamos pessoas poderosas.

¹(Bíblica Almeida Corrigida e Revizada Fiel – Trinitariana.  O nome Trinitariana é para indicar a posição doutrinária que se acredita na TRINDADE. A Sociedade Bíblica Trinitariana foi formada em 1831 na Inglaterra. O motivo foi a questão da crescente influência de membros incrédulos que não acreditavam na Trindade, os Unitarianos. A Sociedade Bíblica Trinitariana chega ao Brasil em 1968)

ELSON MEDEIROS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a luxúria?

“Oh, céus, oh vida, oh azar” - A vida me aplicou esta peça!

Mulheres no ministério é Bíblico?