O que é a luxúria?


 

O que é a luxúria?

 Filipenses 3:19 “...Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas”.

Quando o apóstolo Paulo se refere ao "Deus deles é o ventre", ele está fazendo uma crítica aos que valorizam mais os prazeres carnais e as necessidades físicas do que as coisas espirituais, nesse caso a luxúria.  Essa expressão é encontrada em Filipenses 3:19, onde Paulo adverte sobre aqueles cujo "deus é o ventre" e cuja glória está em sua própria vergonha, pois eles se concentram em gratificar seus desejos carnais e terrenos.

Paulo está alertando contra a idolatria do corpo e do prazer físico, enfatizando que nossa verdadeira adoração e lealdade devem estar voltadas para Deus, não para os apetites mundanos. Ele contrasta isso com os cristãos que têm sua "cidadania nos céus" e aguardam com expectativa o retorno de Cristo (Filipenses 3:20).

Em uma análise mais profunda e psicológica, a luxúria pode ser entendida como um desejo intenso e descontrolado por prazeres sensuais ou materiais. Psicologicamente, a luxúria é muitas vezes considerada uma manifestação do impulso humano básico de busca por prazer, que pode ser exacerbado quando não está devidamente equilibrado por outros aspectos da personalidade, como autocontrole, empatia e valores morais.

AUTOCONTROLE, EMPATIA E VALORES MORAIS.

O autocontrole, a empatia e os valores morais desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento pessoal, nas relações interpessoais e na sociedade como um todo. Aqui estão algumas razões pelas quais esses aspectos são importantes:

1. Autocontrole:

   - Permite tomar decisões conscientes e racionais, em vez de agir impulsivamente com base em emoções momentâneas.

   - Ajuda a resistir a tentações e impulsos prejudiciais, promovendo uma vida mais saudável e equilibrada.

   - Contribui para o crescimento pessoal, espiritual, a autodisciplina e a realização de metas a longo prazo. Quando o "deus é o ventre" as pessoas se concentram em gratificar seus desejos carnais e momentâneo, impedindo o crescimento pessoal e espiritual.

2. Empatia:

   - Facilita a compreensão dos sentimentos, necessidades e perspectivas dos outros, promovendo relacionamentos saudáveis e empáticos. Respeitando o outro e não defraudando.

3. Valores morais:

   - Orientam o comportamento ético e a tomada de decisões, fornecendo uma base sólida para o julgamento certo e errado.

   - Promovem o respeito pelos direitos e dignidade de todas as pessoas.

   - Contribuem para a coesão social e a estabilidade, promovendo a confiança e o respeito mútuo entre os membros da sociedade.

   - Servem como guias para uma vida significativa e gratificante, baseada na integridade, honestidade e responsabilidade.

A luxúria pode se manifestar de várias maneiras, incluindo desejo sexual excessivo, obsessão por riqueza material, busca constante por gratificação instantânea e indulgência em comportamentos hedonistas. Ela geralmente está associada a uma falta de moderação e contenção, levando as últimas consequências negativas tanto para o indivíduo quanto para os outros ao seu redor.

Do ponto de vista psicológico, a luxúria pode estar relacionada a questões como impulsividade, dificuldade em adiar a gratificação, falta de autoestima, vazio emocional e busca por uma sensação temporária.

Esaú é um exemplo; por um prazer momentâneo abriu mão de seu direito de filho primogênito, que na cultura judaica corresponde receber a maior herança que todos os outros irmãos e até mais que a mãe.  Esaú comprometeu todo o seu futuro por um momento de prazer.

É importante destacar que a luxúria não é apenas sobre desejo sexual, embora essa seja uma de suas formas mais comuns. Ela pode se manifestar em várias áreas da vida, incluindo alimentação, compras, poder e status social. No entanto, em todos os casos, a luxúria envolve uma busca insaciável por prazer e satisfação, muitas vezes às custas de valores mais elevados e relacionamentos saudáveis.

Do ponto de vista psicológico e espiritual, superar a luxúria envolve desenvolver autoconhecimento, autocontrole, moderação e cultivar uma vida interior rica em significado e propósito que vá além da busca por prazeres passageiros. Frutos do Espírito é o que dará forças para vencer a luxúria.

Gálatas 5:16 Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. 


Comentem e compartilhem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Oh, céus, oh vida, oh azar” - A vida me aplicou esta peça!

Mulheres no ministério é Bíblico?